Por que você precisa de uma ferramenta de Field Service da Resco para a manutenção

Por que você precisa de uma ferramenta de Field Service da Resco para a manutenção

A importância da manutenção é um fato impactante para qualquer manufatura. Afinal, ela é uma das responsáveis por manter o funcionamento dos ativos e das soluções para os clientes, por exemplo. Nesse sentido, contar com uma solução especializada como o Field Service, que auxilia a manutenção, é um investimento estratégico para o negócio.

Caso você deseje entender melhor sobre a manutenção, sua ligação com Field Service e como a tecnologia ajuda na área, continue esta leitura!

Manutenção: essencial para qualquer indústria

Os principais objetivos da manutenção são garantir a disponibilidade dos equipamentos, eliminar defeitos de máquinas e gerenciar melhor os recursos do negócio. Quando essa atividade é realizada de forma eficiente, o negócio é capaz de maximizar o tempo de vida útil dos aparelhos, estabelecer melhores parâmetros de disponibilidade, aumentar a produção, entre outros benefícios.

De forma geral, a manutenção envolve todas as ações para que um item seja adequado, conservado e restaurado para se manter ativo. Além disso, existem diferentes tipos de manutenção que podem ser aplicados:

  • Corretivas: são ajustes nos aparelhos quando defeitos estão aparentes;
  • Preventivas: os colaboradores antecipam possíveis desgastes e envelhecimentos tecnológicos;
  • Preditiva: são feitas comparações entre os resultados dos equipamentos para encontrar deficiência nas suas funcionalidades.

A manutenção preventiva ou preditiva contribui para a organização em diferentes aspectos. Essas vantagens podem ser observadas com uma pesquisa da Advanced Technology Services (ATS), na qual 60% das empresas afirmam que a manutenção preventiva ajuda para uma melhor produtividade, enquanto mais de 60% dos respondentes afirmam que contribui para menor downtime e melhor segurança.

88% das empresas industriais já utilizam a manutenção preventiva e 40% usam análise de dados operacionais. Isso significa que é fundamental adotar tecnologias que ampliem o controle dessa atividade para manter sua competitividade.

Field Service: por que implementar?

O Field Service engloba todos os serviços prestados fora da empresa. Na prática, consiste no despacho de funcionários — que geralmente são técnicos especializados — para realizar diferentes operações em campo.

  • Instalações: técnicos são enviados para implementar tecnologias, fazer integrações ou até mesmo fazer treinamentos;
  • Remoções: profissionais vão ao destino para retirar ou remover equipamentos;
  • Manutenções: são ajustes ou consertos pontuais. Também pode envolver limpeza ou atualização de aparelhos;
  • Fazer visitas programadas: técnicos atendem pedidos pontuais dos usuários ou de uma região.

Através de uma ferramenta de Field Service, a indústria consegue colocar em prática a manutenção preventiva e preditiva. Ela também poderá gerenciar melhor os equipamentos, a rotina dos técnicos responsáveis, os recursos usados, tempo necessário para conclusão das operações, entre outros benefícios.

Conheça mais sobre a ferramenta da Resco e como ela eleva o patamar do Field Service

Para implementar e gerenciar o Field Service, a empresa deve contar com uma tecnologia desenvolvida especialmente para solucionar as necessidades desse serviço. A solução Resco.FieldService será ideal trazer mais eficiência para essa atividade.

A Resco é uma parceira da TIQS, que conta com centenas de projetos entregues e milhares de horas de Outsourcing. Graças à sua expertise no mercado, ela é capaz de entregar soluções especialistas, personalizadas e que usam tecnologias de ponta.

O software da Resco possibilitará que você faça a manutenção da melhor forma possível. Afinal, ela conta com vários recursos, traz inúmeras vantagens e diversas integrações. Entenda mais sobre essa inovação a seguir.

Manutenção

Se você quer adotar uma manutenção preventiva ou preditiva, então pode aproveitar das funcionalidades da solução para alcançar esse objetivo. A tecnologia traz layouts de questionários que ajudam na inspeção de indústrias, permitindo que os responsáveis comecem a fazer suas inspeções imediatamente.

Esse documento traz diferentes tipos de questões:

  • Detalhe dos equipamentos: traz o tipo do ativo, fabricante, prazo de vida útil, entre outros detalhes;
  • Manutenção: são a periodicidade da manutenção, sua condição, foto do aparelho etc.;
  • Recomendações: envolvem as medidas recomendadas que devem ser tomadas para que o equipamento seja preservado e se mantenha em pleno funcionamento;
  • Conclusão: resultados da inspeção, se ela foi satisfatória, resultados esperados, assinatura do técnico, entre outras informações.

Além disso, a solução permite que os questionários sejam completamente personalizados, o que traz mais flexibilização para o documento. Por exemplo, você pode facilmente adicionar ou remover questões, alterar sua localização no documento, mudar seu visual e outras customizações.

Outra utilidade é a criação de fluxos de trabalho automáticos para a manutenção em edifícios residenciais ou comerciais. Você pode agendar serviços, criar planos de manutenção preventiva, gerenciar o ciclo de vida completo das ordens de serviços e muito mais.

Recursos

A solução da Resco dispõe de mais funcionalidades do que muitos imaginam. Entre suas principais utilidades estão:

  • Digitalização e modernização das ordens de serviço;
  • Controle e administração das atividades de campo remotamente;
  • Despacho das operações roteirizadas, permitindo que as melhores rotas sejam executadas;
  • Monitoramento da localização dos profissionais técnicos em tempo real;
  • Gerenciar melhor os custos dos equipamentos e suas peças;
  • Acompanhar outros custos paralelos.

A tecnologia da Resco ainda entrega um aplicativo móvel customizável, pode ser usado mesmo sem internet (modo offline) e tem painéis de controle que geram relatórios úteis para tomada de decisão. Outra vantagem é sua fácil integração com vários sistemas de gestão (ERPs), funciona em diferentes plataformas (web, iOS e Android) e pode ser usado em computadores de mesa, tablets, smartphones ou smartwatches.

Quer conhecer mais sobre essa tecnologia? Agente já uma reunião com a TIQS para conhecer nossa história, expertise e diferenciais!